Arquivo de etiquetas: redação

Como fazer uma descrição


A descrição consiste em uma redação que tem como função retratar a realidade, ou melhor, mostrar a visão real que o escritor ver. Esse artigo vai ensinar a fazer um texto descritivo, não é difícil é só prestar atenção.

Existem dois tipos de descrições: a objetiva, onde o escritor descreve realmente como as coisas são; e a subjetiva, onde o escritor descreve as suas impressões particulares. Vejamos alguns critérios para fazer um texto descritivo.

Primeiro, se for descrever uma pessoa não esqueça de salientar as suas características físicas como: a cor da pele, dos olhos e dos cabelos, altura, modo de se vestir e diversas outras características.
Segundo, assim como uma pessoa, numa descrição você deve prestar atenção nos objetos que fazem parte do texto como por exemplo: o seu tamanho, seu formato, sua utilidade, seu valor, etc.
Terceiro e último passo: é essencial que você descreva o lugar onde se passa o texto, pois, é imprescindível que o leitor imagine exatamente o lugar descrito, por isso, abuse nos detalhes como: as cores das paredes, cortinas, o piso, etc.

Concluímos que, para se fazer uma ótima descrição, é preciso seguir três passos muito importantes que são: pessoa, objeto, e lugar. seguindo esses passos com certeza você irá fazer uma descrição perfeita.

Dicas para fazer uma dissertação


Existem três tipos principais de redação, o mais importante é a dissertação, pois ela é o tipo de redação mais pedida em vestibulares, no ENEM e em seleções de empregos. Agora você vai aprender como fazer uma dissertação.

A dissertação, é um texto no qual você expressa o seu ponto de vista, a sua opinião. Para escrever uma boa dissertação, são necessários alguns cuidados como:
– Os verbos de uma dissertação devem estar em terceira pessoa, ou seja, deve referir-se a: ela, ele, eles e elas.
– Uma coisa que necessita de muita atenção é a linguagem que vai ser usada na dissertação, pois ela precisa ser uma linguagem formal, melhor dizendo gírias estão completamente fora, nem pensar.
Tente não colocar no seu texto frases como: “eu acho”, “na minha opinião”, pois é uma coisa óbvia, já que se trata de um texto dissertativo, com isso, já está dito que é sua opinião.
– Prefira periodos mais curtos, pois periodos muito longos podem gerar alguma confusão.
– E o mais importante é, não esqueça dos parágrafos, da pontuação, da ortografia e da sua letra, pois uma letra bonita adicionada aos outros fatores descritos nesse artigo vão fazer você tirar uma ótima nota na sua dissertação.

Concluímos que, saber fazer uma boa dissertação é uma obrigação, para quem quer arrumar um emprego, ou entrar numa boa faculdade.

Dicas para uma boa redação


Uma redação é um texto feito por você. Todos os vestibulares, o ENEM, e a grande maioria das seleções de empregos exigem que você tenha o domínio do seu idioma, pois é fundamental.

Este artigo vai dar-lhe algumas dicas para você tirar de letra qualquer redação.
Primeiro, a sua redação tem que ter coerência, pois é imprescindível que todas as partes da sua redação forme um todo, ou seja, a primeira e a última frase tem que se completarem.
Uma outra coisa que sua redação tem que ter é simplicidade, quer dizer, escolha frases curtas para amarrar o seu texto. Não esqueça de ser claro(a), melhor dizendo não deixe nada subentendido nem pense que o leitor sabe o que você quer dizer, por isso, deixe todo o conteúdo evidente.
Um fator muito importante para uma boa redação é a ênfase que quer dizer, chame o máximo de atenção para o seu texto com palavras fortes, que tenham muito significado, principalmente no começo do texto. Existem outros fatores que ajudam na criação de uma boa redação que são: objetividade e unidade.

Depois que a sua redação estiver pronta, leia e releia-a, pois você com a pressa pode ter se enganado em alguma coisa, ou então, pode ter escrito uma redação muito longa. O importante é que você tenha certeza que fez tudo certo.
Para fazer uma boa redação, ou qualquer outro tipo de texto é fundamental que você tenha conhecimento da escrita do seu idioma, e só consegue isso quem ler bastante livros, revistas e jornais.