Aprender a fazer contas de dividir


As contas de dividir podem ser feitas com uma calculadora, mas pode-nos ser útil saber o resto de uma conta de dividir. Ou para alguns exercícios avançados, esta conta tem de ser feita manualmente. Aqui vamos ensinar como fazer contas de dividir:

Dando um exemplo simples:

Se quiser dividir 10 por 2, o valor do dividendo, divisor, quociente e resto serão:

Agora explicando:
Primeiro tem de ver quantas vezes cabe o divisor no dividendo, no caso em cima é simples, o 2 cabe 5 vezes no dividendo, porque 2*5 = 10. Aqui o resto é zero e o quociente é 5.

Um caso mais complexo:
Dividendo = 35
Divisor = 3
Quantas vezes cabe o divisor no dividendo? A resposta é 11, porque 11*3 = 33. Se fosse 12, 12*3 = 36 e este valor ultrapassa o dividendo.
O quociente é então 11.
Sobra 1. Este valor pôe-se por baixo do dividendo e fica o novo dividendo.
O ciclo repete-se. Quantas vezes cabe o divisor 3 em 1? Nenhuma. A conta fica feita com os valores: Quociente = 11 e Resto = 1.

Dividir com casas decimais:
Dividendo = 19
Divisor = 20
Quantas vezes cabe o 19 no 20? Não cabe nenhuma. O resultado tem então casas decimais. Põe-se o zero no quociente e acrescenta-se uma vírgula. O truque agora é: Acrescentar um zero ao dividendo, ficando o dividendo 190. Quantas vezes cabe o 20 em 190? A resposta é 9, porque 9*20 = 180. Não é 10 porque 10*20 = 200 e 200>190.
O quociente está em 0,9 e o resto é 10.
Agora o ciclo repete-se: Acrescenta-se o zero ao resto, ficando o resto 100. Quantas vezes cabe o valor 20 em 100? A resposta é 5. Então o quociente fica 0,95 e o resto é 0. A conta está feita.
As contas com casas decimais podem dar dízimas infinitas, quando o ciclo se repete até ao infinito.

Qualquer ajuda, é só comentar. ;)

14 comentários a “Aprender a fazer contas de dividir”

  1. Se quiser aprender a fazer a conta de dividir, está uma boa explicação em cima. Se mesmo assim não conseguir, deixe um comentário com o que não percebeu e tentaremos ajuda-la no que pudermos.

  2. Este tópico de ajuda é útil para muita gente. De néscios a sábios, aliás, sábios estes que gugam (Verbo gugar, de Google igual a buscar) ao sentirem alguma dificuldade.

    Quem diria que uma pessoa bem estudada sentiria tal dificuldade? Dificuldade em realizar uma continha de dividir com um lápis!

    Nestes tempos onde temos calculadoras fáceis à mão a todo momento, temos o Excel e suas variantes nos computadores não é de se assustar que muita gente não consiga fazer continhas de subtração, divisão, potencialização e outras operações matemáticas mais como eu.

    De vez em quando é interessante que façamos uma continha ou outra com um lápis só pra por a cabeça pra funcionar. Não é verdade?

    A pessoa que tem dúvida e busca ajuda é burra uma vez, mas aquele que não busca ajuda é burra pra sempre.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>